Mato Grosso do Sul foi atingido, recentemente, por estragos causados pelas chuvas. Com este prejuízo, 19 municípios decretaram situação de emergência nas últimas semanas. De acordo com a Defesa civil, a cidade de Mundo Novo entrou para a lista e os prejuízos chegam a aproximadamente R$ 4 milhões a psicultores.
Saiba mais
Prejuízo de chuvas chega a R$ 100 milhões em Mato Grosso do Sul
Defesa Civil entrega telhas e kits dormitórios
O governo de Mato Grosso do Sul reconheceu municípios em situação de emergência que são: Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.
Outros cinco municípios decretaram emergência sem a intermediação da Defesa Civil e aguardam confirmação do governo do Estado: Mundo Novo, Campo Grande, Deodápolis e Jardim e Bela Vista.
De acordo com a Defesa Civil municipal, os maiores estragos foram na zona rural, onde a psicultura e agricultura foram afetados. No caso dos tanques de peixes, a perda chega a 100%. Nesta semana o ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, visitou a região sul afetada pela chuva e prometeu sem garantir recursos federais para a recuperação das cidades.
Na cidade de Tacuru parte do asfalto foi arrancada. No município de Caarapó ouve o rompimento de uma barragem em um balneário. O governo calcula que 3 mil quilômetros de rodovias tenham ficado danificados, além de 80 pontes.
Vídeo