O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) anunciou nesta quinta-feira (28) o Calendário Anual de Licenciamento de Veículos para 2025. O calendário entra em vigor em 1º de janeiro e estabelece as datas de pagamento do licenciamento, de acordo com a final da placa de cada veículo.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento obrigatório e deve ser apresentado sempre que solicitado pelas autoridades de trânsito, seja na versão física ou digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A falta do licenciamento pode gerar multa e outras penalidades.
Motoristas que forem flagrados dirigindo veículos não licenciados estarão cometendo uma infração gravíssima, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, a multa será de R$ 293,47, somada a 7 pontos na carteira e a remoção do veículo para o pátio.
O Calendário de Licenciamento de 2025 terá início em abril, com prazos finais de pagamento definidos para o último dia útil de cada mês. O Detran-MS disponibilizou uma tabela com as datas, conforme a final da placa do veículo, para orientar os motoristas sobre os prazos de regularização.
As datas de vencimento são as seguintes:
- Placas final 1 e 2: Abril
- Placa final 3: Maio
- Placas finais 4 e 5: Junho
- Placa final 6: Julho
- Placas finais 7 e 8: Agosto
- Placa final 9: Setembro
- Placa final 0: Outubro.