Em um esforço colaborativo inédito, o Governo de Mato Grosso do Sul, juntamente com a Prefeitura de Sonora e a empresa Suzano, estão unindo forças para agilizar a revitalização de 100 quilômetros da MS-213. A rodovia, agora rota de transporte de eucalipto do norte para o centro do Estado, conecta diretamente a Ribas do Rio Pardo, onde se encontra a futura unidade de produção de celulose da Suzano, prevista para entrar em operação em junho de 2024.
O segmento não asfaltado da estrada estadual receberá uma restauração completa nos pontos mais críticos. As atividades, iniciadas nesta semana, estão sendo coordenadas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
Nas fases iniciais da empreitada, as equipes estão concentradas no levantamento de depósitos, de onde será extraído o material necessário para as obras de manutenção, além da definição das rotas de serviço. A ação está em pleno movimento, contando com 11 caminhões da Agesul e 14 maquinários da Suzano. Enquanto os veículos estaduais cuidam do transporte de brita e cascalho, os equipamentos da Suzano serão utilizados no trabalho diretamente na rodovia. Adicionalmente, a Prefeitura de Sonora colabora na busca e liberação das áreas de extração do cascalho no município.
No projeto está prevista a remodelação da base da pista, a colocação de cascalho, a melhoria dos dispositivos de drenagem, o nivelamento e o reforço na infraestrutura de escoamento de água, bem como a aplicação de máquinas niveladoras e a elevação em determinados trechos. Conforme explicou Hélio Peluffo, secretário da Seilog: "Estamos preparando o trecho para aprimorar as condições de tráfego, elevar a segurança e manter o fluxo constante de caminhões transportando eucalipto".
A MS-213, com aproximadamente 200 quilômetros, também estabelece a conexão viária entre Sonora e as localidades de Itiquira e Alto Araguaia, no estado vizinho do Mato Grosso, através da MT-370. Essa estrada percorre uma região de expressiva produção agrícola, abrangendo cultivos de cana-de-açúcar, soja, milho e eucalipto.