A partir desta segunda-feira, 24 de fevereiro, agricultores familiares em Dourados que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de outros débitos, como empréstimos bancários e dívidas com a Dívida Ativa da União (DAU), poderão renegociar seus débitos com até 96% de desconto. O programa é denominado Desenrola Rural e é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O Desenrola Rural oferece uma excelente oportunidade para os agricultores que estão com dívidas superiores a um ano, permitindo o refinanciamento com descontos expressivos. A medida visa facilitar o retorno à adimplência, ampliar o acesso ao crédito rural e promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento da agricultura familiar. O programa também tem como objetivo recuperar recursos da Dívida Ativa da União e dos Fundos Constitucionais de Financiamento.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, os agricultores de Dourados têm uma oportunidade única de regularizar sua situação financeira e voltar a acessar crédito para investir em seus negócios. Ele destaca que é importante que os produtores procurem suas instituições financeiras para obter informações sobre sua elegibilidade para o programa e dar início à regularização.
Para participar, os agricultores devem acessar o site do Regularize (https://www.regularize.pgfn.gov.br) e consultar suas dívidas utilizando o CPF. Caso a dívida seja com o Pronaf ou bancos, é necessário procurar a instituição financeira responsável. Para débitos do Crédito de Instalação, a regularização deve ser feita diretamente com o Incra. Sindicatos, associações e entidades representativas também podem fornecer apoio aos interessados.