Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024


Agronegócio Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024, 09:24 - A | A

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024, 09h:24 - A | A

Aplicativo Saber moderniza gestão de bens e impulsiona eficiência na Agraer

Ferramenta já gerou mais de 300 laudos digitais em seis meses e promete avanços na gestão estratégica

Elaine Oliveira
Capital News

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) comemora os resultados do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer, lançado em agosto de 2024. A ferramenta digital, que já gerou mais de 300 laudos digitais, está transformando o trabalho dos técnicos de campo, modernizando o registro e acompanhamento de bens cedidos a prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros.

Desenvolvido em colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios e o setor de Cartografia e Geoprocessamento, o Saber permite o registro de informações durante as vistorias, com localização georreferenciada e operação offline, essencial para áreas rurais.

“Este é apenas o começo de um projeto maior que trará ainda mais eficiência à gestão da Agraer. No futuro, teremos sistemas que permitirão à diretoria uma visão completa do patrimônio, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos”, destacou a engenheira cartógrafa Cynthia Roberti.

A inovação já demonstra resultados significativos. “Superamos a média anual de vistorias realizadas pelo método analógico. Agora, o processo é mais ágil, eliminando etapas como digitalização e envio de documentos”, explicou Cynthia.

Para Yvie Cesco, chefe de Gestão de Processos e Bens Recebidos, o aplicativo simplifica o trabalho dos técnicos de campo. “Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital. Isso elimina a necessidade de baixar fotos e montar relatórios manualmente, economizando tempo e recursos”, afirmou.

O aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã e já foi expandido para as oito regionais da Agraer em Mato Grosso do Sul. Mamede Borges, coordenador da Agraer em Jaraguari, relatou a eficiência da ferramenta: “Antes, o processo era manual e demorado. Agora, tudo é padronizado e rápido, garantindo dados sempre atualizados e acessíveis”.

A próxima etapa do projeto inclui o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência. “Será possível monitorar o destino de máquinas e outros bens, otimizando decisões. Também planejamos disponibilizar essas informações ao público, fortalecendo a transparência”, acrescentou Yvie.

Com mais de 4.300 bens cedidos aos 79 municípios do estado, o Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul, reforçando a confiança e a eficiência da Agraer perante seus parceiros e beneficiários.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS