Mato Grosso do Sul alcançou 99,4% de sua área plantada de soja, conforme dados do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS até o dia 06 de dezembro. A região centro do estado lidera o plantio, com 99,4% da área plantada, seguida pela região sul, com 99,6%, e pela região norte, com 98,8%. No total, a área plantada de soja no estado soma cerca de 4,4 milhões de hectares.
Os municípios com o plantio mais atrasado até o momento são Aparecida do Taboado, Jaraguari e Porto Murtinho, com 95% da área já semeada. As condições fenológicas das lavouras em Mato Grosso do Sul estão, em sua maioria, em bom desenvolvimento, com destaque para as regiões sudoeste, oeste, nordeste, norte, centro e sudeste, que apresentam entre 90,5% e 98,2% de lavouras em boas condições. Em contrapartida, as regiões sul-fronteira e sul apresentam lavouras com condições abaixo da média, com até 6,7% das áreas em situação ruim.
Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS, destaca que o estado iniciou o período reprodutivo das lavouras em 8 de novembro. "Nesta semana, começa o enchimento de grãos, que é a fase mais crítica para o desenvolvimento da soja e vai até 28 de março. É fundamental que o clima favoreça chuvas leves a moderadas, além da manutenção do calendário de aplicação de defensivos", afirmou. A colheita da soja deve começar na penúltima semana de janeiro, com maior concentração entre 14 e 21 de março, quando são esperados 86% da produção.
A previsão meteorológica para as próximas semanas aponta para sol e variação de nebulosidade em grande parte do estado, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas. Regiões como o centro-sul, norte e leste/nordeste podem registrar chuvas mais intensas, acompanhadas de tempestades e raios, devido ao deslocamento de uma frente fria. A frente fria também vai trazer temperaturas mais amenas, com máximas de até 28°C, especialmente no sul do estado.