Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Agronegócio Domingo, 19 de Maio de 2024, 16:09 - A | A

Domingo, 19 de Maio de 2024, 16h:09 - A | A

Cuidados

Atenção para o vazio sanitário em Mato Grosso do Sul

Período dura 90 dias e começa em junho

Elaine Oliveira
Capital News

Os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2024/2025 foi divulgado na última semana pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Em Mato Grosso do Sul o vazio começa no dia 15 de junho e vai até 15 de setembro.

O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Já o calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário. Implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) a ação visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle. Segundo o Mapa, para Mato Grosso do Sul a semeadura de soja começa no dia 16 de setembro e vai até 31 de dezembro de 2024.

A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS