Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Novembro de 2024


Agronegócio Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023, 08:31 - A | A

Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023, 08h:31 - A | A

Produção

Celulose de Mato Grosso do Sul com destino à exportação será embarcada no novo terminal da Eldorado

Empresa está sediada em Três Lagoas e produz 1,8 milhões de toneladas por ano

Elaine Oliveira
Capital News

O terminal portuário da empresa Eldorado Brasil, no Porto de Santos, será utilizado exclusivamente para o embarque da celulose produzida em Mato Grosso do Sul com destino a exportação, que já responde por 27,28% de toda celulose exportada pelo Brasil. O terminal foi inaugurado na última segunda-feira (31), com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Projetado para ser um dos terminais portuários mais modernos do mundo, o empreendimento representa um investimento de R$ 500 milhões e tem a capacidade nominal de escoamento de 3 milhões de toneladas de celulose por ano, três vezes mais do que a companhia operava em seu antigo terminal em Santos.

Para o presidente da Eldorado Brasil, Carmine De Siervi, a inauguração reflete a capacidade da empresa em manter sempre o foco no crescimento sustentável dos negócios. “A inauguração deste novo terminal é reflexo do nosso compromisso com a excelência operacional e sustentável e prepara a Eldorado para o futuro, atendendo a demanda de forma mais ágil e eficiente”, pontua. A Eldorado Brasil exporta celulose para 40 países.

Guilherme Pimentel/Portal MS

Celulose de Mato Grosso do Sul com destino à exportação será embarcada no novo terminal da Eldorado

Inauguração aconteceu na última segunda-feira

Mato Grosso do Sul
A Eldorado está sediada em Três Lagoas e produz 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano, 100% desse volume é destinado à exportação. De acordo com as informações da assessoria, a empresa já tinha um terminal em Santos, porém, agora passa a operar em um terminal mais moderno e com capacidade de escoar toda a produção da empresa, que antes tinha vários pontos de embarque, e que tem conexão ferroviária.

“Isso reforça ainda mais a viabilidade da relicitação da Malha Oeste, pois permite que a celulose saia de Três Lagoas nos vagões e chegue até o Porto de Santos. Melhora nossa estrutura de logística, dá competitividade e impulsiona o setor florestal e a economia como um todo”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

A chegada da celulose se dará por meios rodoviário e ferroviário, proporcionando à companhia um novo patamar de competitividade logística. Agora, a empresa tem capacidade para receber cargas tanto de caminhões quanto de composições de trem.

Terminal Portuário
Com uma área de 53 mil metros quadrados, a construção do terminal teve início em janeiro de 2022, envolvendo mais de 500 pessoas. O terminal tem capacidade para armazenar até 150 mil toneladas de celulose e comporta até 72 vagões, além de possibilitar o embarque de até dois navios simultaneamente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS