Dourados sediou a quinta edição das Conferências Regionais da Agricultura Familiar, que tem como objetivo identificar as demandas e necessidades dos pequenos produtores de Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Zeca do PT, representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nos eventos, destaca a importância desses debates para auxiliar o Governo do Estado na formulação de políticas públicas e definição de prioridades no setor, que serão incluídas na Lei de Diretrizes do Estado (LDO).
"Nesses encontros, nossos pequenos produtores apresentam as demandas que vêm enfrentando há algum tempo, como a regularização fundiária, a necessidade de assistência técnica, linhas de crédito, acesso a maquinários e investimentos na infraestrutura de estradas que levam aos locais de produção", ressalta Zeca do PT.
O parlamentar destaca ainda que as conferências regionais oferecem um panorama preciso das características e necessidades da Agricultura Familiar em cada região do Estado.
"Embora haja demandas convergentes, os encontros regionais nos mostraram que as necessidades dos produtores do norte são diferentes daquelas encontradas na região de fronteira, por exemplo. Vejo essas conferências como uma iniciativa importante e única, que nos permitirá apresentar ao Governo do Estado um panorama abrangente de todas as ações necessárias para impulsionar a agricultura familiar e proporcionar qualidade de trabalho e produção aos trabalhadores rurais", enfatiza Zeca do PT.
Promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com apoio da Alems, as Conferências Regionais da Agricultura Familiar já ocorreram em Nova Andradina, Coxim, Ponta Porã, Sidrolândia e em Dourados.
O encerramento das conferências está programado para o dia 28 de julho, na Alems, com a presença do governador Eduardo Riedel. Quando o governador receberá um documento contendo as demandas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, identificadas ao longo de 13 encontros regionais.