Divulgação/ Assessoria
Complexo Industrial da companhia está localizado na cidade de Três Lagoas, interior de MS
Relatório de Sustentabilidade da companhia Eldorado Brasil referente ao ano de 2023, mostra que a empresa capturou da atmosfera, desde o início de suas operações, há 11 anos, 42 mil toneladas de carbono com seus 293 mil hectares de florestas plantadas e 117 mil hectares de áreas de conservação. Clique aqui e acesse o relatório completo.
O levantamento traz os números como prova de compromisso sustentável da empresa com as redução das emissões de CO2, além de sinalizar que as florestas plantadas contribuem de forma positiva para o equilíbrio do meio ambiente. “A trajetória de mais de uma década da Eldorado Brasil é marcada pela integração da sustentabilidade em seus processos, culminando não apenas em resultados produtivos, mas também em um compromisso primordial: ser uma empresa ESG. A entrega de celulose certificada e a transparência em nossa atuação refletem nossa dedicação a uma cadeia de valor complexa e responsável, orientada pela conservação ambiental”, explica Fábio de Paula, Gerente de Sustentabilidade da empresa de celulose.
Outro avanço obtido pela Eldorado e citado no relatório foi a certificação pelos Serviços Ecossistêmicos, concedida pela FSC®, que reconhece o papel da Eldorado na captura de carbono e a atuação na Fazenda Pântano, em Selvíria, no interior de Mato Grosso do Sul, considerada Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), com manutenção da qualidade do corpo d’água.
O mesmo local também foi reconhecido pela proteção da biodiversidade, servindo como refúgio para espécies ameaçadas. As ações de sustentabilidade também garantiram 100% de conformidade na auditoria externa de manejo florestal. Como signatária do Pacto Global da ONU, a empresa segue alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que entre eles está manter uma indústria inclusiva e sustentável e ações para conter a mudança climática global.
O relatório evidencia ainda que a empresa reduziu em 88% as áreas com registro de foco de calor, mantendo a produtividade florestal e contribuindo para que fumaça e fuligem não se espalhem e provoquem doenças respiratórias, além de permitir que outras plantas e animais convivam em segurança. Esse resultado é fruto de uma robusta e tecnológica operação com monitoramento 24h por inteligência artificial e satélite, que permitem o sucesso do alto percentual de redução de incêndios. Além dos destaques referentes às ações ambientes, o diagnóstico de 2023 da Eldorado traz índices em evolução na esfera social e de governança.