Mato Grosso do Sul possui mais de 4 mil propriedades de agricultura familiar, é o que revela uma pesquisa do Sistema Famasul. Abrangendo as principais cadeias produtivas como horticultura, fruticultura, mandiocultura, entre outras desempenha um papel crucial na economia nacional.
O assessor técnico do Sistema Famasul Dorly Pavei diz que a maior parte dos alimentos de hortifrutis consumidos hoje na mesa dos brasileiros é produzida pela agricultura familiar. Ele acrescenta ainda que essa produção se faz presente também no perímetro urbano, o cultivo de hortas na cidade é uma opção para quem deseja trazer o campo para o ambiente urbano.
O produtor rural Valmir Pinheiro da Fonseca encontrou na agricultura uma opção para alternar a construção civil com a produção de hortaliças. Ele é proprietário de uma horticultura em Campo Grande, e conta com o suporte da esposa e dois netos.
A horta da família, com todo o suporte do Senar/MS, produz uma grande variedade de hortaliças. Pimentas dedo-de-moça e bodinha, couve, alface americana, alface roxa, cebolinha, salsinha, tomate cereja, jiló, berinjela, couve-flor, brócolis, repolho, acelga, coentro, quiabo, vagem e abobrinha estão entre as opções.