Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Agronegócio Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 11:11 - A | A

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 11h:11 - A | A

Febre aftosa

Mato Grosso do Sul pode alcançar status livre da febre aftosa sem vacinação

Mapa está coordenando um estudo soroepidemiológico para identificação de circulação viral

Elaine Oliveira
Capital News

Assessoria / Divulgação

Dia de Campo da Embrapa auxilia pecuaristas para ganhos em produtividade

Ação tem como objetivo apresentar resultados da prova de desempenho com animais Nelore

Um estudo e soroepidemiológico para identificação de circulação viral de febre aftosa, doença infecciosa que atinge alguns animais está sendo coordenado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). O estudo será realizado em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá e Roraima.

Após a conclusão, será levado para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o pleito de reconhecimento internacional dos estados que compõem o bloco como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Caso sejam reconhecidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação, esses estados ficam aptos a exportar para países que exigem a certificação para comercialização de produtos de origem animal.

Até o momento, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Acre e parte do Amazonas e Mato Grosso são considerados zonas livres de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS