Até 25 de outubro de 2024, o plantio de soja em Mato Grosso do Sul alcançou 55% da área total prevista para a safra 2024/2025, com um total de aproximadamente 2,4 milhões de hectares plantados. A região sul do estado é a mais avançada, com 63,9% da área plantada, seguida pela região centro com 43,1% e a região norte com 36%. Em comparação com a safra anterior, o plantio está 9,5 pontos percentuais mais avançado até a mesma data.
Os municípios mais adiantados no plantio são Caarapó e Alcinópolis, com 90% da área semeada, seguidos por Sete Quedas, Aral Moreira, Douradina, Dourados, Itaporã e Ivinhema, que têm cerca de 80% da área plantada. Segundo o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, as condições climáticas nas regiões norte, nordeste, sudoeste, oeste e sudeste são em sua maioria boas, com 98% a 99% das lavouras em condições favoráveis. Porém, as regiões sul-fronteira, centro e sul apresentam condições inferiores, com algumas lavouras apresentando até 0,4% em condições ruins.
A previsão meteorológica para o estado indica chuvas de intensidade fraca a moderada até o dia 1º de novembro, com possibilidade de tempestades localizadas. A presença de um sistema de cavados, juntamente com a frente fria no sudeste do Brasil, deve contribuir para a formação de instabilidades que podem afetar o clima e as condições do plantio no estado.