Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Agronegócio Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 08:14 - A | A

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 08h:14 - A | A

Agronegócio

Quase 90% dos fertilizantes consumidos no Brasil são importados

Custo é de US$ 25 bilhões por ano

Elaine Oliveira
Capital News

Cláudio Neves/Portos do Paraná

Quase 90% dos fertilizantes consumidos no Brasil são importados

Fertilizantes são descarregados em porto no Paraná

Mais de 87% dos fertilizantes consumidos no Brasil são importados com custo de US$ 25 bilhões por ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

“A gente sabe que teve questões de tragédias, entre outras, mas a principal preocupação do mercado brasileiro era com relação aos fertilizantes. Já se sabe que Israel é um dos maiores produtores do mundo de fertilizantes agrícolas, e o Brasil é um dos exportadores. No momento que se estourou a guerra, a maior preocupação foi essa”, argumenta a advogada e integrante da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Luísa Garcia, através do portal Brasil 61.

Esta dependência torna o país refém do mercado externo e resulta em potenciais riscos à produção brasileira quando ocorrem, por exemplo, conflitos que envolvem os principais fornecedores. É o caso da guerra no leste europeu entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, o conflito no Oriente Médio entre Israel e Hamas.

O solo brasileiro não possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantações. Isso aumenta a necessidade de fertilizantes para ganho de produtividade no país. Como consequência, o Brasil é o quarto que mais consome fertilizantes no mundo, atrás de China, Índia e Estados Unidos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS