Faltam apenas três dias para o término do Refis (Programa de Regularização Fiscal), e a Central do Cidadão, em Campo Grande, está recebendo um grande número de contribuintes. Na última terça-feira (3), mais de 700 pessoas buscaram atendimento na unidade, que funciona das 8h às 16h, sem intervalo. A expectativa é de um aumento no fluxo de pessoas nos próximos dias, com muitos deixando a regularização para a última hora.
A coordenadora do atendimento, Djanira Magal, destacou que o recebimento do décimo terceiro salário pode impulsionar ainda mais a procura pelo programa nesta última semana. Ela lembra que a negociação oferece ótimas condições, como a possibilidade de quitar as dívidas com até 80% de desconto à vista e parcelamentos em até 18 vezes.
O Refis permite o parcelamento e quitação de débitos tributários e não tributários, incluindo IPTU, ITBI e ISS. No entanto, multas de trânsito, ambientais e outros débitos específicos, como contratuais e de natureza ambiental, não fazem parte do programa. A iniciativa atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com a possibilidade de renegociar dívidas de diversas naturezas.
A principal vantagem do Refis são os descontos, que podem chegar a 80% sobre os juros e multas, dependendo da forma de pagamento. Quem optar pelo pagamento à vista terá um abatimento significativo, enquanto o parcelamento pode ser feito de acordo com o valor e o número de parcelas, com condições diferenciadas para débitos imobiliários e econômicos.
Os interessados em aderir ao Refis podem fazer a simulação de valores e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) através do site oficial do programa ou ainda procurar o atendimento presencial na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, nº 2.655.