O Senai está com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro para as funções de trainee docente I (técnico de nível médio) e trainee docente III (técnico de nível superior), cujas provas de seleção estão marcadas para o dia 8 de fevereiro de 2010. “É uma ação inovadora do Senai para a formação de seus futuros professores de formação profissional”, ressaltou o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, completando que as vagas fazem parte do Programa de Valorização do Docente, que, pela primeira vez, são oferecidas no Estado.
No total são 40 vagas para o prazo determinado de um ano, sendo 27 para técnico de nível médio para atuar nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Rio Verde de Mato Grosso, Naviraí, Corumbá e Nova Andradina e as outras 13 vagas oferecidas são para técnico de nível superior para preencher vagas nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Naviraí.
Para concorrer às vagas de trainee docente I, o candidato precisa ter até três anos de formado, experiência mínima de seis meses como profissional da área e ensino técnico de nível médio completo em manutenção automotiva, mecânica, eletrônica, segurança do trabalho, automação industrial, química, eletrotécnica, mineração, cerâmica, automação, vestuário e celulose e papel.
Já para as vagas de trainee docente III é preciso comprovar até a data de inscrição ter no máximo três anos de formado com experiência de seis meses como profissional da área ou estagiário e ter ensino superior completo em Administração, Economia, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Processamento de Dados ou Engenharia de Minas.
O candidato que se enquadrar nas exigências discriminadas está automaticamente convocado para a primeira etapa das provas, sendo que a seleção para os dois níveis é divida em cinco etapas eliminatórias. Os aprovados serão convocados pelo Senai para contratação a partir do mês de maio de 2010 com validade de um ano como trainee docente I, com bolsa-auxílio de R$ 1.357,89, ou como trainee docente III, com bolsa-auxílio de R$ 1.921,86, ambos para jornada de trabalho mensalista de 8 horas diárias.
Competências
“É uma nova função que reestrutura a carreira do docente, colocando novas perspectivas e ampliando o próprio segmento. Essa oportunidade valoriza o conhecimento, a experiência e a produtividade”, completou o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero. De acordo com ele, os 40 trainees selecionados serão capacitados e passarão por avaliações contínuas. “Ao fim do Programa, que também estará sendo avaliado, o Senai vai verificar se os profissionais desenvolveram competências necessárias com desempenhos e resultados para ser instrutores”, explicou, acrescentando que essa nova forma der inserção profissional da área técnica nos quadros do Senai será prioritária a partir de 2010.
Ele finaliza reforçando que a capacitação é o aspecto primordial no Programa no contexto da educação profissional. “Uma vez que os docentes em sua maioria são profissionais oriundos do mercado de trabalho com diferentes formações e vivências distintas das que existem nas instituições educacionais, o Senai está buscando adequar a sua ação formativa aos novos perfis demandados pelo mercado de trabalho”, disse, completando que a partir de 2010 os trainees selecionados vão fazer parte do quadro de professores e instrutores do Senai formado atualmente por 117 profissionais.
Serviço – Os editais com os requisitos necessários para inscrição estão disponíveis no site www.fiems.org.br e as inscrições podem ser realizadas entre as 13 horas e as 16h30 em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá, Rio Verde e Nova Andradina