Joilson Marconne/CBF

Camisa que a Seleção vai usar no primeiro tempo do amistoso deste sábado contra Guiné
A Seleção Brasileira faz, neste sábado (17), o primeiro amistoso da Data Fifa de junho, contra a Seleção de Guiné, em Barcelona, na Espanha. O amistoso servirá também para marcar posição contra o racismo no futebol. Pela primeira vez, em 109 anos de história, o time do Brasil vai jogar todo de preto.
O primeiro jogo da equipe foi em 1914, no qual seus jogadores usaram camisas e calções brancos. O tradicional uniforme da Seleção, com camisa amarela e calções azuis, foi adotado a partir de 1952. Portanto, há 71 anos.
Na partida deste sábado, durante o primeiro tempo, todos os jogadores da Seleção vestirão preto. A equipe voltará a campo após o intervalo com a camisa amarela, que também vai ter uma alusão à luta contra o racismo.
A iniciativa faz parte de uma série de ações organizadas pela CBF com o objetivo de combate ao racismo. No fim do Campeonato Espanhol, o atacante Vinicius Jr, do Real Madrid, foi atacado com gritos e gestos racistas. Desde então, a entidade reforçou as ações contra esse tipo de crime nos gramados do Brasil.