O Campeonato Brasileira está com a sua 22ª rodada em curso e, se a briga pela primeira posição segue sem surpresa, vitórias de Palmeiras e Santos, associadas ao empate do Santos acirram a disputa pelas posição no G4, grupo que garante vagas diretas na fase de grupos da Libertadores 2018. Na ponta, o Corinthians sofreu mais uma surpreendente derrota em casa, desta vez para o lanterna Atlético-GO e pode, caso o Grêmio vença sua partida na rodada, ver o Tricolor chegar mais perto.
A rodada começou no sábado com o clássico carioca entre Fluminense e Vasco e vencido pelos cruzmaltinos por 1 a 0, gol de Ramon. Em Itaquera, o Corinthians voltou a perder em casa para um time que está na zona de rebaixamento. O Atlético-GO fez 1 a 0, gol de Gilvan, de cabeça, no início do segundo tempo e segurou a pressão adversária. Ainda com 50 pontos, o Timão aguarda a partida entre Grêmio e Sport-PE, sábado (2/09), para saber se a vantagem de dez pontos permanece.
No domingo, o Flamengo emendou a segunda vitória consecutiva no Brasileirão. Os gols do triunfo carioca sobre o Atlético-PR saíram ainda na primeira etapa. Diego abriu o placar aos 16 minutos e Willian Arão marcou aos 31, fechando em 2 a 0. Na quinta posição, o Rubro-negro carioca chegou a 35 pontos.
No Allianz Parque, o Palmeiras levou a melhor no clássico paulista com o São Paulo. O Tricolor saiu na frente aos 12 minutos com Marcos Guilherme. Com dois gols de Willian, aos 35 e 38, o Verdão virou a partida. Já nos acréscimos, Hernane deixou tudo igual antes do intervalo. Keno e Hyoran balançaram as redes na reta final e definiram o clássico a favor do Palmeiras que, com 36 pontos, defendeu a quarta posição. Com 23, o São Paulo segue na zona de rebaixamento, na 17ª colocação.
Palmeiras e Flamengo contaram ainda com tropeço do Santos que ficou no empate com o Cruzeiro, no Mineirão. Bruno Henrique abriu o placar para o Peixe no primeiro tempo, mas no segundo, Rafinha igualou para os mineiros, 1 a 1. Com 38 pontos, o Santos ocupa a terceira posição. Com 31, a Raposa torce por um tropeço do Sport para continuar em sexto.
Nos outros jogos, a Ponte Preta perdeu em casa para o Atlético-MG por 2 a 1, mesmo placar da derrota do Bahia para o Botafogo na Fonte Nova. Na Ressacada, o Avai venceu a Chapecoense por 1 a 0. Nesta segunda, o Coritiba recebe o Vitória no Couto Pereira.