A cidade de Ivinhema viveu neste domingo (6) uma tarde para entrar na história do futebol de Mato Grosso do Sul. Com estádio lotado, emoção em campo e estrutura de alto nível, a final do Campeonato Estadual – Série A 2025 coroou o Operário como Bicampeão estadual, após nova vitória por 1 a 0 sobre o Ivinhema. Organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), a partida foi o ápice de uma temporada marcada por profissionalismo, união e paixão pelo esporte.
Antes da bola rolar, o presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, esteve ao lado do prefeito Juliano Ferro e do presidente do Ivinhema FC, João Rodrigues “Riquelme”, e do Secretário da Setesc Marcelo Miranda, que representou o Governador Eduardo Riedel, celebrando o sucesso do campeonato e a força do futebol como elo entre clubes, torcedores e comunidades. “Entregamos um campeonato à altura da paixão do nosso povo”, afirmou Petrallás.
Viviane NunnesCapital News

Estevão Petrallás, prefeito Juliano Ferro, presidente do Ivinhema João Rodrigues e Secretário Marcelo Miranda
Troféus imponentes, prêmios e estrutura de excelência
Com design moderno e 80 cm de altura, os troféus desta edição foram produzidos pela mesma empresa que atende o Campeonato Paulista, reforçando o novo padrão de excelência da FFMS.
Além disso, o campeão Operário recebeu premiação em dinheiro de R$ 50 mil, enquanto o vice-campeão Ivinhema levou R$ 30 mil.
A cerimônia de premiação, comandada por Petrallás e pelo secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reconheceu o esforço das equipes finalistas e encerrou com grande estilo uma das temporadas mais competitivas dos últimos anos.
Números expressivos da temporada:
Viviane NunnesCapital News

Operário venceu os dois jogos na grande final contra o Ivinhema e foi Campeão Estadual
• 55 jogos disputados
• 158 gols marcados
• Média de 900 torcedores por partida
• 500 bolas utilizadas
Artilharia em destaque
Gabriel Barcos (Dourados AC) terminou como artilheiro, com 8 gols. Elieser (Ivinhema) veio em seguida com 6 gols, seguido por Bruninho (Costa Rica EC) e Tássio (AA Portuguesa/FC Pantanal), com 5 gols cada.
Visibilidade e impacto social
Cerca de 80% das partidas foram transmitidas ao vivo por canais oficiais da FFMS, rádios e TV Educativa MS 4.1 e no YouTube e pelo portal GE MS, além das TVs dos clubes que participaram da competição. A cobertura ampla garantiu repercussão, valorização de profissionais da comunicação e engajamento da torcida.
A final teve painéis de LED, shows musicais, espetáculo pirotécnico e estrutura de segurança reforçada, consolidando um novo padrão de evento esportivo no estado.
Mais do que emoção, o campeonato movimentou a economia regional, gerando renda em hotéis, bares, restaurantes e diversos serviços. Criou oportunidades para atletas, treinadores, árbitros e trabalhadores do setor esportivo e de eventos.
Compromisso com o futuro
A FFMS encerra a edição de 2025 com sentimento de dever cumprido e de missão renovada: entregar um futebol mais profissional, transparente, atrativo e inclusivo. A temporada que termina lança um recado ao torcedor: Mato Grosso do Sul vive um novo tempo no futebol — mais forte, mais vibrante e mais próximo de quem ama o esporte.
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) são os patrocinadores oficiais do Estadual 2025.