Hugo Sena/CBF

Brasil começou bem, mas após saída de Vinicius Jr, machucado, a Colômbia cresceu e buscou a virada no segundo tempo
A Seleção Brasileira acumula a segunda derrota seguida nas Eliminatórias para Copa do Mundo 2026. Depois de perder para o Uruguai em outubro, o Brasil viajou até Barranquilla e, de virada, perdeu para Colômbia por 2 a 1. Martinelli abriu o placar no início do jogo, mas no segundo tempo, Luis Diaz se transformou no nome do confronto, marcando duas vezes em vacilos da defesa brasileira.
Essa foi a primeira vitória da Colômbia sobre o Brasil em Eliminatórias e, pela primeira vez também, o time brasileiro perde duas partidas seguidas na competição. Na classificação, o Brasil caiu para a quinta posição, com sete pontos, ultrapassado pelos colombianos que agora estão em terceiro, com nove.
Na próxima terça-feira (21), a Seleção vai tentar reabilitação contra a Argentina, atual campeã do mundo. O chamado “clássico das Américas” acontece no Estádio do Maracanã, às 20h30 (MS).
Gols
Com o Estádio Metropolitano lotado e sob calor intenso em Barranquilla, a seleção da casa imprimiu ritmo forte na maior parte do tempo e acabou beneficiada pela saída precoce de Vinicius Junior. Até então, o destaque da partida, o atacante brasileiro deixou o campo aos 25 minutos, reclamando de dores.
Vinicius Junior teve participação direta no gol de Martinelli, logo aos quatro minutos de jogo. Os dois tabelaram com rapidez, envolvendo a defesa adversária, até a conclusão do lance. Com liberdade para se movimentar pelo meio e pelos lados do ataque, Vinicius indicava que a noite seria da Seleção Brasileira. Mas, a partir de sua ausência, o cenário mudou.
Ainda no primeiro tempo, a Colômbia teve chances de empatar, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Alisson, com boas defesas, garantindo a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo, o Brasil passou a ter espaços para contra-atacar, mas não aproveitou as chances de ampliar a vantagem. A Colômbia seguiu procurando o gol, até que, em dois lances, a zaga falhou pelo alto e o Alisson não teve como evitar a virada.
Aos 29 minutos, em cruzamento pela esquerda, a zaga brasileira não fez o corte e Luis Diaz desviou para igualar o placar. Mais cinco minutos e outro erro fatal pelo alto. James Rodriguez, pela direita, lançou na área e Diaz, de novo, ganhou da defesa que não saiu do chão e, de cabeça, marcou o gol da virada e vitória colombiana por 2 a 1.
Outros Jogos
Bolívia 2 x 0 Peru
Venezuela 0 x 0 Equador
Argentina 0 x 2 Uruguai
Chile 0 x 0 Paraguai