O governo do Estado lançou hoje (7), no auditório da Famasul, o 2º Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar (Cana Sul 2008). O evento deve acontecer entre os dias 22 e 23 de agosto, e vai traçar as perspectivas do setor sucroalcooleiro em Mato Grosso do Sul. As Federações da Agricultura e das Indústrias de Mato Grosso do Sul são parceiros do evento.
Durante o lançamento, Eduardo Riedel (Famasul), ressaltou a importância do Congresso como meio de debates sobre um setor que vai gerar impactos na economia do Estado. Para ele, o evento vai destacar a visão do empreendedor que instala sua empresa na região.
Já o secretário adjunto da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, falou sobre a abrangência da cadeia produtiva em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o governo trabalha para diversificar a economia e a viabilização de novas indústrias do setor é um estímulo para ampliar a matriz econômica. “Com a produção de álcool e açúcar o executivo vai intensificar os esforços para a criação do alcoolduto. O evento vai possibilitar a troca de idéias para alavancar a proposta de crescimento e incrementar o desenvolvimento, também no campo social”, concluiu.
Dados do setor sucroalcooleiro revelam que no país, o crescimento na produção de cana-de-açúcar em relação à safra anterior foi de 12%. Em Mato Grosso do Sul, foi quase o triplo disso, atingindo o índice de 32%. A expectativa é que - para o próximo ano - a área plantada seja no mínimo 50% maior, podendo dobrar até 2010.
O objetivo do Congresso é discutir formas para aumentar a produção e o consumo, divulgar as vantagens, estimular a exportação e traçar estratégias para um desenvolvimento sustentável, uma vez que o setor está em franca expansão em Mato Grosso do Sul.As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18 via fax pelo (67) 3341-6990 ou via internet no site www.opec-eventos.com.br/canasul . (Com Assessoria)