Terça-feira, 15 de Julho de 2008, 12h:14 -
A
|
A
Ferroeste vai construir ligação entre Paraná e MS
Da Redação
O presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste), Samuel Gomes, afirmou que a empresa planeja construir 1,5 mil quilômetros de ferrovias até 2015, com investimentos previstos de R$ 3,2 bilhões. "Os ramais, cujas construções já estão definidas, ligarão Cascavel (PR) a Dourados (MS), passando por Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), e Cascavel (PR) a Foz do Iguaçu (PR)", explica. O presidente da Ferroeste disse ainda que já existe concessão, projeto final de engenharia e estudos ambientais para a construção de ambos os ramais. Ele adiantou que a empresa está requerendo o direito de estender a ferrovia de Dourados (MS) a Maracaju (MS).
De acordo com Samuel, a construção do ramal Cascavel-Maracaju foi decidida por acordo entre o governo federal e os governadores da região Sul em reunião, em Brasília, no início deste ano. A extensão permitirá a conexão com a Ferrovia Norte-Sul e com a malha ferroviária do Centro-Oeste. Com isso, as linhas da Ferroeste poderão servir para o transporte de produtos de Corumbá e da Bolívia, que passarão a estar a uma distância de 1.700 quilômetros do Porto de Paranaguá.
Atualmente, a ferrovia possui 248 quilômetros e liga apenas as regiões Oeste e central do Paraná. O Brasil tem hoje duas empresas ferroviárias públicas: Valec e Ferroeste, mas apenas a empresa do Paraná é operadora pública. A Valec, vinculada ao Ministério dos Transportes, concessionária federal, não opera ferrovias; constrói para subconcessionar à iniciativa privada. "A Ferroeste constrói e opera", explica o presidente da Ferroeste. (Com Assessoria)