O Governo do Estado, visando o desenvolvimento econômico por meio da produção sustentável, além da geração de emprego no município de Ivinhema, inaugurou a Usina Adecoagro Vale do Ivinhema.
Segundo informações do governo, repassadas por meio da assessoria de imprensa, a nova unidade sucroenergética do grupo Adecoagro dá início às suas atividades com a previsão de moagem de dois milhões de toneladas de cana em sua primeira fase de implantação.
Está é a segunda usina do grupo instalada em Mato Grosso do Sul. Agora, a capacidade completa de produção da Adecoagro poderá totalizar, junto à unidade de Angélica, cerca de 10 milhões de toneladas por safra, formando assim um “cluster” no Estado, tornando a empresa uma das mais competitivas no cenário nacional.
A nova usina, instalada em Ivinhema, demonstra o potencial do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, de acordo com Puccinelli. “O setor sucroenergético em Ivinhema é o que podemos chamar de mola propulsora para a economia de um município do Estado através da geração de energia limpa. É uma economia que está completamente alavancada com a definitiva abertura dos trabalhos da Usina Adeacoagro. É necessário destacar que, trata-se de um setor que foi bastante prestigiado pelo Governo em decorrência dos incentivos tributários e fiscais para que pudéssemos ter das 11 usinas no Estado em 2007, chegar às 25 unidades atualmente, o qual pretendo concluir o nosso governo com mais de 30 usinas”, disse o governador.
De acordo com o governador, o setor rural detém 25% da economia rural do estado enquanto o setor sucroenergético detém metade deste percentual contra grãos, carne e outros setores menores.
Para o prefeito de Ivinhema, o crescimento econômico no município se tornou mais visível com a chegada de empreendimentos de grande porte, que sem a parceria do Governo do estado, não chegaria aos grandes resultados em pouco espaço de tempo.
“Após as análises técnicas que aprovaram o Vale do Ivinhema como território propício à produção sucroenergética começamos a perceber o crescimento na cidade, principalmente na geração de empregos, evitando assim que o cidadão de Ivinhema buscasse oportunidades em outras cidades. É uma conquista que sem a parceria do Governo do estado não teríamos conseguido este resultado em pouco tempo. O governador André Puccinelli se mostrou categórico ao apoiar a escolha de Ivinhema para receber esta unidade e na liberação de licenças e incentivos para que enfim chegássemos a esta inauguração”, ressaltou o prefeito.
Abertura Nacional da safra de Cana
Ainda de acordo com informações do governo, a inauguração da Usina Adecoagro Vale do Ivinhema também sela a abertura Nacional da Safra da Cana. A usina foi construída em área ao lado da rodovia MS-141, no Km 10. É a segunda indústria sucroenergética do Grupo Adecoagro e está localizada a apenas 45 km da unidade de Angélica.
A expectativa de Mato Grosso do Sul é de moer 18,3% amais do que na safra anterior, o equivalente a cerca de 44,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Um índice considerado expressivo e acima da média nacional.
Na safra 2012/2013, esse número foi de 37,29 milhões de toneladas. A área cultivada deve crescer em 15%, atingindo 738 mil hectares no Estado. A área de colheita vai passar de 542,8 mil hectares para 626,5 mil ha, um aumento de 15,4% em relação à safra anterior.
A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (26) e contou com a presença do governador André Puccinelli da secretária de estado de Desenvolvimento Agrário da Produção e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa e do prefeito de Ivinhema, Éder França Lima, além de empresários e líderes executivos do grupo Adecoagro e também da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul.