O governador André Puccinelli segue nesta quinta-feira (17) para o município de Porto Murtinho, onde inaugura o aeródromo da cidade, reúne-se com as famílias do Vale Renda, entrega patrulha mecanizadas às comunidades indígenas e lança obras de água e esgoto junto com órgão federal.
O governador inaugura a readequação e modernização do Aeródromo de Porto Murtinho, às 14h, dando continuidade ao plano de expansão dos aeroportos do Estado. Na obra, foram utilizados recursos estaduais e investimentos federais por meio do Programa de Fomento aos Aeródromos (PROFAA), em conjunto com o IV Comar (Comando Aéreo Regional).
Com as adequações, o Aeródromo de Porto Murtinho está apto a receber vôos nacionais de médio porte. A partir da inauguração do Aeródromo, Porto Murtinho passa a ser servido por quase todos os modais de transporte, já conta com rodovia asfaltada (a BR-267) e hidrovia (é um dos principais portos da hidrovia Paraguai-Paraná).
Às 15h, o governador se reúne com as 435 famílias contempladas pelo programa Vale Renda. Os beneficiários recebem na próxima terça-feira (22) o 13º salário e a partir de janeiro de 2010, serão contemplados com reajuste, passando a receber R$ 130,00 mensalmente.
Ainda em Porto Murtinho, Puccinelli entrega três patrulhas mecanizadas, para atender 295 famílias em cinco aldeias indígenas. As máquinas fazem parte do programa Aldeia Produtiva, desenvolvida pela Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que ainda fornece sementes, insumos, óleo diesel, ferramentas e assistência de técnicos.
Em seguida, o governador participa da assinatura de ordem de serviço para obras de esgoto e sistema de abastecimento de água do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)/Funasa, com a presença do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, e o coordenador regional do órgão em Mato Grosso do Sul, Flavio Britto.
Em parceria com o governo do Estado, a Funasa está investindo no município, por meio do PAC, mais de R$ 4 milhões, destinados a obras de abastecimento de água em área urbana, água em aldeias indígenas, esgotamento sanitário e melhorias sanitárias domiciliares – banheiros.