A empresa Votorantim Celulose e Papel (VCP) demitiu na manhã de ontem, 200 trabalhadores rurais no município de Três Lagoas. Funcionários dos setores técnicos, do viveiro de mudas e do campo teriam sido demitidos, De acordo com alguns trabalhadores.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais confirmou as 200 demissões. Segundo a presidente do órgão, Jenir Neves da Silva, a homologação destas demissões foi marcada para o próximo dia 2 de dezembro, devendo se estender até o dia 10, quando todos deverão ser atendidos. Além desses trabalhadores, Jenir contou que já há algum tempo a VCP vem promovendo demissões. As empresas terceirizadas que atuam na construção das fábricas de celulose e papel, segundo a sindicalista, também vem realizando demissões em massa.
Os principais motivos das demissões em massa seriam os efeitos da crise econômica mundial. Com a conclusão do primeiro módulo do plantio de eucalipto, o que já seria suficiente para manter a fábrica funcionando, a empresa teria resolvido desacelerar o plantio. O início do segundo módulo ainda não tem data definida para iniciar. Os únicos trabalhadores que deverão ser mantidos seriam os que atuarão na colheita.