Campo Grande 00:00:00 Domingo, 19 de Janeiro de 2025


Opinião Domingo, 19 de Janeiro de 2025, 13:30 - A | A

Domingo, 19 de Janeiro de 2025, 13h:30 - A | A

Opinião

Um Tiro no Escuro

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Já foi o tempo em que a incerteza sobre os acontecimentos futuros afetava somente a área da especulação financeira. Atualmente, o temor com relação ao que irá acontecer nos próximos meses e anos deixou de afetar somente aqueles que são considerados magnatas, mas passou a afetar, também, toda a população.

A realidade é que, para uma grande parcela da população, essa situação já é antiga, infelizmente. A desigualdade em nosso país é tão grande que muitas pessoas passam a vida toda sem saber o que vai ser o dia de amanhã. Para essas pessoas, o medo não está relacionado com o que vai acontecer ao longo do ano, ou “no ano que vem”. Para estes, o medo é sobre o que vai ser de suas vidas à tarde, ou na noite do dia presente. Toda essa incerteza, infelizmente, é fato recorrente para muitas pessoas em nosso país todos os dias.
Mas, de tempos em tempos, quando as consequências da má gestão econômica de nosso país chegam à um ponto que não dá mais para ser mascaradas, inúmeros problemas emergem, afetando não somente os mais pobres ou os ricos, mas afetando toda a população de nosso país, com exceção de nossos governantes, é claro.

Quando estes momentos chegam, o medo e a incerteza com o que vai acontecer no futuro próximo tomam conta de todos, de forma a sobressair a cautela, como consequência de inúmeras preocupações.

Quando a má gestão econômica se alia à instabilidade política nacional e internacional, e à geopolítica global, os desastres podem ser ainda maiores, pois, mesmo que não pareça, as relações e os acontecimentos internacionais afetam e interferem diretamente em nossa economia e país como um todo, de modo que a instabilidade global gera, também, a instabilidade local.

Se levarmos em consideração todas as possíveis variáveis, veremos que 2025 tem o potencial de nos trazer inúmeras preocupações e incertezas, e isso, não se restringe somente ao ano que se iniciou, mas ao futuro em geral, de forma que, se levarmos em conta todo o cenário atual, todas as nossas ações visando o “futuro” serão vistas como um tiro no escuro, com possibilidades muito abaixo do normal de atingirem os fins desejados.

Por hora, só nos resta torcer para que as previsões estejam erradas, e que os acontecimentos e relações que já estão em marcha em nosso mundo atual se transmutem de tal forma que esse futuro tão incerto não se torne uma realidade. E ainda mais, que tal futuro tão incerto não se torne uma realidade permanente, o que seria muito pior.


*Wanderson R. Monteiro
Autor dos livros “Cosmovisão em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”, “Crônicas de Uma Sociedade em Crise”, “Atormentai os Meus Filhos”, e da série “Meditações de Um Lavrador”, composta por 7 livros.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia.
Acadêmico correspondente da FEBACLA. Acadêmico fundador da AHBLA. Acadêmico imortal da AINTE.
Autor de 10 livros.
Vencedor de 4 prêmios literários. Coautor de 15 livros e 4 revistas.
(São Sebastião do Anta – MG)

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS