Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Abril de 2025


Polícia Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 07:22 - A | A

Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 07h:22 - A | A

Toneladas

Apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul crescem 151% no primeiro trimestre

Volume chega a 116 toneladas e mostra efeito das novas ações

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul registrou um aumento expressivo de 151% nas apreensões de drogas entre janeiro e março deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O total apreendido chegou a 116,3 toneladas, frente às 46,2 toneladas do ano passado. A maconha lidera o volume com 114,7 toneladas, seguida por cocaína (2,2 t) e pasta base (1,9 t).

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública e apontam que o maior impacto foi no interior do Estado, onde as apreensões cresceram 164%. Em Campo Grande, o aumento foi de 68%. Entre os fatores decisivos estão o reforço de viaturas e aeronaves, além da intensificação das operações terrestres e aéreas, principalmente nas regiões de fronteira.

As autoridades destacam a mudança de comportamento do narcotráfico, com plantações de maconha mantidas o ano todo no Paraguai e na Bolívia. Essa mudança tem exigido ação estratégica por parte das forças estaduais, com trocas de informação com outros estados e o uso de tecnologia de ponta para detectar o tráfico e planejar as apreensões.

A integração entre polícias estaduais e a ampliação do efetivo com apoio do Ministério da Justiça têm sido essenciais para o resultado. Ações como a Operação Protetor da Fronteira e o uso da Rede Nacional de Combate ao Narcotráfico vêm reforçando o combate ao tráfico e também gerando impacto positivo na redução de outros crimes relacionados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS