Um homem de 38 anos e uma mulher de 23 foram presos em flagrante nesta segunda-feira (14), em Campo Grande, após a morte de sua filha de 10 meses. O casal é investigado por homicídio culposo, e a prisão foi formalizada pela Polícia Civil na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
A criança foi levada pelos pais ao Corpo de Bombeiros do bairro Tijuca na manhã de segunda-feira, que a encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário. Apesar das tentativas de reanimação, a bebê não resistiu e faleceu. A Polícia Militar foi acionada e conduziu os envolvidos à DEPCA, que iniciou as investigações e seguiu até a residência da família.
No local, a casa foi encontrada em condições insalubres e desorganizadas. Exames periciais preliminares apontaram que a causa da morte foi insuficiência respiratória provocada por broncopneumonia. O prontuário médico da criança revelou que, três dias antes, a menina já apresentava dificuldades respiratórias e foi levada ao hospital, mas foi retirada pelos pais sem autorização médica, contrariando as recomendações. Desde então, não foi mais levada a nenhuma unidade de saúde.
Testemunhas afirmaram que os pais eram usuários de drogas e negligentes no cuidado com os filhos. Diante das evidências, o delegado Roberto Carlos Morgado Filho formalizou o flagrante por homicídio culposo, e o casal será ouvido em audiência de custódia. O inquérito também investigará o crime de maus-tratos qualificados, por ser contra uma criança menor de 14 anos.