A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o quarto termo aditivo ao contrato de concessão da Malha Oeste, permitindo que a Rumo continue operando a ferrovia que liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS) por tempo indeterminado. Essa medida visa garantir a continuidade dos serviços até a conclusão de um novo processo licitatório.
Paralelamente, o governo federal prepara o lançamento do Plano Nacional de Ferrovias, que pretende atrair investimentos de R$ 100 bilhões para expandir e modernizar a malha ferroviária brasileira. O plano, que inclui a concessão de cinco grandes projetos ferroviários à iniciativa privada, estava previsto para ser anunciado em fevereiro, mas sofreu adiamento e ainda não tem nova data definida.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância do plano para o desenvolvimento do setor: "Estamos trabalhando para oferecer ao mercado um conjunto de projetos robustos que ampliem a participação do modal ferroviário na matriz de transportes do país."
A continuidade da operação da Malha Oeste e a implementação do Plano Nacional de Ferrovias são passos estratégicos para melhorar a infraestrutura logística do Brasil, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e promovendo alternativas mais eficientes e sustentáveis.