Saul Schramm/Governo MS

Para desenvolver países da Rota Bioceânica, governadores fortalecem cooperação econômica e social
O ministro Javier Giménez e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinaram na última quarta-feira (20) um Memorando de Entendimento para criar um grupo de trabalho que coordenará a exportação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil, passando pelo território paraguaio. A assinatura aconteceu durante o VI Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico, realizado em Campo Grande.
O evento contou com a presença do vice-ministro do Comércio do MIC, Rodrigo Maluff, e de um representante do vice-ministro de Minas e Energia do MOPC. O objetivo do memorando é fortalecer a colaboração entre o Paraguai e o Brasil no desenvolvimento energético conjunto, com o gás natural como um eixo central para melhorar a infraestrutura e promover a integração regional.
Saul Schramm/Governo MS

Para desenvolver países da Rota Bioceânica, governadores fortalecem cooperação econômica e social
A força-tarefa criada terá a missão de avaliar as condições necessárias para as exportações de gás, buscando realizá-las o mais rápido possível. O grupo também será responsável por identificar outros depósitos ou reservas que possam contribuir para o fornecimento de gás natural ao Brasil.
O ministro Javier Giménez destacou a importância de trabalhar em um grande projeto de integração energética envolvendo vários países sul-americanos. Ele também falou sobre a necessidade de reduzir a burocracia, facilitando o comércio e a mobilidade, e mencionou que esse tipo de parceria é fundamental para o desenvolvimento, a geração de empregos e o benefício da população.