O governo federal anunciou uma nova seleção para 100 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O ministro das Cidades, Jader Filho, fez o anúncio nesta quarta-feira (12), e o detalhamento será dado em uma reunião às 14h de hoje, com a participação de ministérios e prefeitos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Jader explicou que parte da seleção será financiada pelo Orçamento Geral da União, e outras modalidades, como as do ano passado, serão custeadas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O ministro também mencionou que o governo pretende fazer alterações na estratégia envolvendo o FGTS, facilitando o acesso dos prefeitos aos recursos para criar novas infraestruturas.
O ministro ressaltou que as prefeituras com projetos mais avançados terão prioridade na seleção. Ele destacou que é urgente agilizar o processo, pois muitas pessoas que vivem de aluguel, em áreas de risco ou nas ruas têm pressa por uma solução habitacional.
Além disso, Jader anunciou que o governo prepara duas novas seleções: uma para contenção de encostas e outra para drenagem, além de uma seleção para abastecimento de água rural em regiões afetadas pela seca, com a participação dos governos estaduais.