O Governo de Mato Grosso do Sul participou neste domingo (17) do Fórum Empresarial Brasil-Indonésia, no Rio de Janeiro, onde alinhou os próximos passos para a construção de uma nova fábrica de celulose em Água Clara pela empresa Bracell, parte do grupo indonésio RGE. A unidade, que terá capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas de celulose, representa um investimento de US$ 4 bilhões e deverá gerar 10 mil empregos na construção e 3 mil na operação.
Mato Grosso do Sul, já reconhecido como o "Vale da Celulose", destaca-se como um dos maiores produtores nacionais no setor, com 24% da produção brasileira e quatro fábricas em operação. A unidade da Bracell será a sexta confirmada no estado, consolidando ainda mais a liderança sul-mato-grossense em florestas plantadas e produção de madeira para papel e celulose.
Bruno Chaves/Secom
Governador (centro) ao lado dos secretários Rodrigo Perez (esquerda) e Jaime Verruck (direita)
O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância do investimento. "Esses novos projetos não apenas geram empregos, mas também aumentam a renda e fomentam o crescimento do estado. Estamos criando um ambiente positivo de negócios para atrair investimentos sustentáveis e estratégicos", afirmou Riedel.
Durante o fórum, que contou com a presença do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, e do CEO da Bracell, Anderson Tanoto, foram discutidos temas como segurança alimentar, energética e sanitária, além de desenvolvimento sustentável. A comitiva de Mato Grosso do Sul, liderada pelo governador, incluiu os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov), que destacaram a política de incentivos fiscais, infraestrutura e logística como fatores-chave para atrair grandes investidores.
O secretário Jaime Verruck enfatizou o potencial logístico do estado, citando o leilão da Rota da Celulose, previsto para 6 de dezembro, que visa melhorar a infraestrutura de transporte. "Mato Grosso do Sul oferece um cenário favorável para empresas do setor, com incentivos claros, licenciamento ambiental eficiente e apoio estratégico para investimentos de grande porte", destacou Verruck.
Bruno Chaves/Secom
Reunião do Governo de MS com a direção da Bracell durante o Fórum Empresarial Brasil e Indonésia
Com operações no estado há cinco anos, a Bracell já conta com uma base de plantio em Água Clara, que se expande para Santa Rita do Pardo e Bataguassu. A empresa gera atualmente mais de 2 mil empregos diretos e recentemente inaugurou um viveiro em Água Clara, que emprega 250 mulheres.
A nova unidade da Bracell reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com uma economia sustentável e a geração de empregos. O estado lidera a produção de madeira para celulose e possui a segunda maior área de florestas plantadas do país, com 1,6 milhão de hectares.
O Fórum Empresarial Brasil-Indonésia também fortaleceu o relacionamento estratégico entre os dois países, abrindo portas para mais parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável e impulsionem a economia regional. “Estamos criando condições favoráveis para que Mato Grosso do Sul continue sendo um destino atrativo para grandes investimentos”, concluiu o governador Riedel.