Alvaro Rezende /Governo do MS

Durante a solenidade anunciou o investimento de R$ 27 milhões na compra de 52 ambulâncias e mais 52 veículos
O Governo do Estado deu início, na última segunda-feira (25), a um evento voltado para as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de discutir inovações no atendimento e fortalecer a regionalização dos serviços públicos. O evento aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e contou com simulações sobre o uso de tecnologias, como a plataforma "Saúde MS Digital", que permite a realização de teleconsultas entre médicos generalistas e especialistas para um diagnóstico mais rápido.
O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, explicou como a plataforma digital funciona. Ele destacou que, por meio dessa ferramenta, um clínico geral pode encaminhar exames para um neurologista, que fará a avaliação e o atendimento à distância. Embora a plataforma tenha sido desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Estado tem controle sobre ela, podendo adaptá-la às suas necessidades.
Alvaro Rezende /Governo do MS

Governador Eduardo Riedel durante seu discurso na apresentação no evento “Acolhe Saúde” do Governo do MS
O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para melhorar a saúde pública. Ele ressaltou que não é possível resolver os problemas da saúde sem uma colaboração eficaz entre as esferas governamentais. O evento também foi marcado pela entrega de 52 ambulâncias e 52 veículos utilitários, adquiridos com investimentos estaduais e emendas parlamentares, totalizando R$ 27,8 milhões.
Durante a solenidade, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou os desafios enfrentados pela capital, que atende pacientes de todo o Estado. Ela ressaltou a importância de buscar novas parcerias para garantir mais recursos para a saúde e mencionou que a Prefeitura está realizando uma auditoria na Secretaria Municipal de Saúde para identificar falhas e otimizar o atendimento. O ex-secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, também participou, lembrando a trajetória do SUS e a necessidade de avanços no sistema de saúde.