No dia 5 de dezembro de 2024, a ministra Simone Tebet participou da inauguração do Projeto Cerrado, um novo empreendimento da Suzano localizado em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. O evento contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Eduardo Riedel. A nova planta é considerada a maior unidade de produção de celulose em linha única do mundo, consolidando ainda mais o estado como referência global no setor.
Durante sua fala, a ministra Simone Tebet destacou o impacto transformador do projeto para a região. Ela afirmou que a inauguração da fábrica representa uma verdadeira revolução, brincando que o Mato Grosso do Sul poderia até ser renomeado como "estado da celulose", em alusão ao potencial de crescimento do setor. Com a ativação do Projeto Cerrado, o estado se firma como um polo de alta produtividade, sustentabilidade e inovação tecnológica no ramo.
Ricardo Stuckert/PR

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Projeto Cerrado: nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), na Fábrica da Suzano.
O Projeto Cerrado é uma das maiores iniciativas industriais do Brasil, com um investimento de R$ 22,2 bilhões. A planta possui capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano. Durante sua construção, mais de 10 mil postos de trabalho foram gerados, e atualmente, cerca de 3 mil trabalhadores estão envolvidos nas operações industriais, florestais e logísticas da unidade, o que representa um significativo impulso para a economia local.
Outro destaque do projeto é sua planta de geração de energia por biomassa, que tem capacidade para atender toda a demanda da operação e ainda exportar energia renovável. Por seu caráter inovador e sustentável, o Projeto Cerrado foi classificado como uma obra do Novo PAC, um programa do governo federal que visa incentivar grandes investimentos em infraestrutura e sustentabilidade.
Ao final de sua fala, Simone Tebet expressou agradecimentos à iniciativa privada pelos investimentos e pelos resultados alcançados. Ela também fez um balanço positivo da economia brasileira, ressaltando os avanços no crescimento econômico e na redução das desigualdades. A ministra citou os dados do IBGE, que apontaram a menor taxa de desemprego da história e a maior taxa de ocupação, além da retirada de 3 milhões de pessoas da extrema pobreza. Ela enfatizou que esses resultados refletem o esforço conjunto do setor público e privado em promover o desenvolvimento econômico do país.
• Saiba mais sobre Suzano - Projeto Cerrado
Ministra Simone Tebet