O prefeito de Dourados, Marçal Filho, embarcou nesta quarta-feira (26) para Brasília com uma agenda estratégica: reunir-se com a bancada federal de Mato Grosso do Sul e com representantes do governo federal para garantir recursos a obras prioritárias do município.
Entre os compromissos, estão reuniões com os oito deputados federais e três senadores do Estado, além de encontros no Palácio do Planalto e no Ministério da Educação. As demandas levadas por Marçal envolvem principalmente melhorias na rede de saúde, construção de novas escolas, moradias populares e infraestrutura viária.
“Vou apresentar aos nossos parlamentares as demandas de curto e médio prazo e renovar o compromisso de dar visibilidade a cada recurso encaminhado para o município”, afirmou o prefeito, que exerceu quatro mandatos como deputado federal e conhece bem os trâmites do Orçamento da União.
A recuperação da rede básica de saúde é o principal foco da viagem. Segundo Marçal Filho, muitas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão deterioradas. “A infraestrutura de saúde do município está muito debilitada e tenho certeza que contarei com o apoio da bancada para reconstruí-la”, declarou.
Outra prioridade é a construção de novas escolas municipais. “A última foi construída em 2010, quando Dourados tinha cerca de 160 mil habitantes. Hoje somos mais de 265 mil”, justificou o prefeito, que buscará apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na área de mobilidade urbana, Marçal pretende garantir recursos para ampliar o recapeamento iniciado nas gestões estaduais anteriores. Ele também vai reivindicar investimentos em habitação popular. “Há anos não se constroem novos habitacionais em Dourados, e muitas famílias de baixa renda aguardam uma oportunidade”, ressaltou.
No Palácio do Planalto, o prefeito se encontrará com a coordenação do Novo PAC, programa de investimentos do governo federal. Marçal apresentará projetos cadastrados por Dourados, especialmente na saúde. “Queremos garantir que o município seja contemplado com a construção de postos, policlínicas e aumento de repasses do SUS para atender nossa população e toda a região”, disse.
A expectativa é retornar com boas notícias e compromissos firmados, visando transformar Dourados em um polo de desenvolvimento regional.