A partir da próxima terça-feira (1º), a Receita Federal inicia o atendimento presencial para contribuintes que não possuem acesso a computador ou smartphone e precisam declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). O serviço faz parte do projeto Declare Fácil, criado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MS), o Sescon e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs).
O atendimento será feito sempre às terças-feiras, das 8h às 12h, na Delegacia da Receita Federal, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O agendamento deve ser realizado online, por meio do link https://forms.gle/nLy5q1AFdh6Axd9i9, ou pelo telefone (67) 3318-7200.
Para ser atendido, é necessário que o contribuinte tenha recebido, no máximo, R$ 50 mil brutos em 2024 (média de R$ 3.800 por mês) e que leve os documentos obrigatórios, como comprovantes de rendimentos e de pagamentos passíveis de dedução. “Quem estiver fora dessa regra não será atendido, pois o objetivo é auxiliar quem realmente precisa, principalmente os que têm baixa renda”, explica Marizete Horner de Almeida, chefe do Centro de Atendimento da Receita Federal em Campo Grande.
A assistência é feita por estudantes de Ciências Contábeis sob supervisão dos professores dos NAFs, com apoio da Receita. Em 2024, mais de 500 pessoas foram atendidas. A expectativa é que esse número aumente este ano. “O Declare Fácil envolve benefícios tanto para quem é atendido quanto para os estudantes, que se sentem úteis e preparados para o mercado de trabalho”, destaca Marizete.
O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda termina em 30 de maio. Em Mato Grosso do Sul, 60 mil declarações já foram entregues até as 9h30 desta quarta-feira (26). A expectativa é de 672 mil declarações no total.
Devem declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024 ou obtiveram receita bruta da atividade rural superior a R$ 169.440,00, entre outras situações previstas pela Receita.