Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Executivo Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 13:14 - A | A

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 13h:14 - A | A

Dengue

Ministério da Saúde aguarda liberação da ANVISA para envio de lotes da vacina contra Dengue para 521 municípios

Ministra Nísia Trindade estima entrega na segunda semana de fevereiro

Juliana Brum
Capital News

Divulgação/Portal MS

Vacina da dengue será destina a todos os municípios de Mato Grosso do Sul

Vacina Dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta terça-feira (30) que a vacina contra a Dengue que será entregue em 521 municípios do país, aguarda liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios brasileiros selecionados pode começar na segunda semana de fevereiro a ser cumprida pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante.

Segundo Agência Brasil a ministra justificou porque não foram distribuidas as vacinas até o momento. “A relação de prioridades da vacina já foi feita. A ideia é distribuir dentro daquele mapa já apresentado. Ainda não iniciamos essa distribuição porque há uma exigência e ela tem que ser cumprida pelo laboratório produtor. É uma exigência regulatória da Anvisa que a bula esteja em português. Estamos finalizando esse processo”, explicou. “A partir do momento em que seja solucionada essa questão, essa é a nossa previsão. Não haverá por que ter mais delongas.”

De acordo com a ministra, a pasta não descarta a possibilidade de priorizar alguns dos 521 municípios selecionados, caso haja necessidade. “Não estabelecemos prioridades naquela lista, mas o critério de gravidade de casos, de número de casos sempre será considerado, se for necessário escalonar aquilo que já definimos como prioridade”, destacou.

• Saiba mais sobre a Vacina da dengue

Ainda segundo Nísia, na próxima quinta-feira (1º), o ministério, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) devem se reunir para a reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. O tema da dengue deve retornar à pauta durante o encontro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS