Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024



Executivo Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 17:27 - A | A

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 17h:27 - A | A

Chamas

Ministra Marina Silva será ouvida no Senado sobre combate a incêndios florestais

Audiência pública busca esclarecimentos sobre ações do governo federal em meio a crise de queimadas na Amazônia, Cerrado e Pantanal

Vivianne Nunes
Capital News

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, deve participar nesta quarta-feira (3) à Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado para prestar esclarecimentos sobre as ações do governo federal no combate aos incêndios florestais que assolam biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. A audiência, marcada para as 10h, foi solicitada pela senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da comissão.

A senadora Leila Barros destacou a gravidade dos incêndios, que têm causado danos ambientais significativos, incluindo a perda de biodiversidade e o aumento das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, os incêndios impactam diretamente a segurança e o bem-estar das populações locais, além de gerar prejuízos econômicos em setores como a agricultura e o turismo, e problemas de saúde pública devido à inalação de fumaça.

Arquivo/CBM

FCO pode oferecer crédito especial para recuperação do pantanal pós-incêndios

Áreas do Pantanal que foram atingidas pelos incêndios

“Combater incêndios e queimadas eficazmente requer uma abordagem integrada, envolvendo diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal), além de parcerias com o setor privado e a sociedade civil," afirmou a senadora. A audiência pública será uma oportunidade para discutir estratégias de cooperação e coordenação entre esses diversos atores.

A ministra Marina Silva deverá detalhar as medidas que estão sendo implementadas pelo governo federal e como estão sendo coordenadas as ações com outros níveis de governo e a sociedade civil para enfrentar a crise de queimadas que afeta várias regiões do Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS