O ano de 2024 foi marcado por avanços significativos da MSGÁS em sua jornada de transição energética e fortalecimento de sua atuação em Mato Grosso do Sul. Sob a liderança da CEO Cristiane Schmidt, a Companhia consolidou sua posição como protagonista no desenvolvimento econômico e ambiental, com ações voltadas à sustentabilidade, redução de emissões e integração de fontes renováveis ao seu portfólio de serviços. O Governador Eduardo Riedel e o Secretário da Semadesc, Jaime Verruck acompanham esse momento de expansão atual da Empresa MSGÁS.
Um dos principais marcos foi o fechamento de contrato de fornecimento de gás natural para a nova fábrica de celulose da Arauco, em Inocência. O projeto, que envolve um investimento de R$ 166 milhões, inclui a construção de um ramal de 125 quilômetros, além da expansão do GNV para o transporte pesado na Rota da Celulose. Essa conquista refirma a MSGÁS como fornecedora estratégica de energia para grandes indústrias do Estado.
Divulgação Semadesc
MSGÁS aposta na retomada das obras da Fábrica de Fertlizantes Nitrogenados III em Três Lagoas (UFN3)
A expectativa de retomada do projeto da fábrica de nitrogenados da Petrobras UNF3, em Três Lagoas, também representa um importante avanço para a companhia. Em 2024, a MSGÁS atingiu a marca de 22 mil unidades consumidoras e mais de 500 km de redes de gás natural em Campo Grande e Três Lagoas, além de receber premiações pela excelência no atendimento ao cliente.
A Companhia também está ampliando a oferta de GNV, com previsão de novos postos de abastecimento, começando por Três Lagoas, em março de 2025. A parceria da MSGÁS entre a prefeitura de Campo Grande, consócio Guaicurus e fábrica Scania, foi possível testar em novembro um Ônibus e um caminhão movidos a GNV.
Outro destaque foi a Chamada Pública para aquisição de biometano, reforçando o compromisso da MSGÁS com a transição para uma matriz energética mais limpa. O biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos, surge como uma alternativa importante para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis em Mato Grosso do Sul, alinhando a Companhia com as metas de descarbonização e sustentabilidade. A contribuição também a partir do biogás de usinas sucroalcooleiras, aterros sanitários e suinocultores do Estado.
Para 2025, a MSGÁS planeja continuar seu crescimento com foco em três pilares: garantir insumos para o desenvolvimento econômico do Estado, manter uma gestão competitiva e lucrativa e investir em fontes renováveis.
A renovação da concessão até 2058 é uma das prioridades para garantir a continuidade dos projetos e a segurança do mercado.
A Companhia também segue como parceira estratégica no cenário internacional, ampliando suas operações e oferecendo soluções energéticas alinhadas às políticas ambientais e econômicas do Governo do Estado.