A manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu cerca de 59.900 pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (6), no momento de maior concentração. O principal tema do ato foi o pedido de anistia para os presos e investigados pelos ataques ocorridos em 8 de Janeiro de 2023.
O cálculo do público foi feito com base em fotos aéreas de alta resolução feitas por drones durante o discurso de Bolsonaro, que começou por volta das 15h40 e durou pouco mais de 26 minutos. As imagens utilizadas foram registradas entre 16h03 e 16h09, quando o número de participantes estava no pico.
Para estimar o número de pessoas, as áreas ocupadas foram analisadas no Google Earth. As imagens permitiram calcular os metros quadrados com público e classificar a densidade da multidão: de uma a cinco pessoas por metro quadrado, dependendo do nível de aglomeração.
Somando as áreas com diferentes densidades, chegou-se ao total aproximado de 59.900 participantes. A estimativa leva em conta que, em eventos desse tipo, as pessoas estão em constante movimento, o que pode causar variações no cálculo final.