Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025


Executivo Terça-feira, 14 de Novembro de 2023, 14:55 - A | A

Terça-feira, 14 de Novembro de 2023, 14h:55 - A | A

Formação

Sesau forma mais de 1,1 mil servidores no Projeto Saúde com Agente

Programa visa fortalecer a política de Atenção Primária por meio da formação ampla dos agentes

Layane Costa
Capital News

Divulgação/PMCG

Sesau forma mais de 1,1 mil servidores no Projeto Saúde com Agente

 Mais de 1,1mil servidores participaram da formação

Sendo considerado um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde, mais de 1,1 mil servidores, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACS), se formaram no Projeto Saúde com Agente.

A formatura foi celebrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) na última segunda-feira (13). O programa visa fortalecer a política de Atenção Primária por meio da formação ampla dos agentes.

“Ao capacitar nossos servidores, estamos investindo na base da saúde preventiva, promovendo uma abordagem mais integrada e eficiente em nossa atenção básica. É um momento muito gratificante e de celebração da dedicação destes profissionais que cumprem um papel tão importante”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Divulgação/PMCG

Sesau forma mais de 1,1 mil servidores no Projeto Saúde com Agente

 Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes

Ainda, Adriane lembrou que o momento também é de celebração de outras conquistas para as categorias, como o decreto de 40h e a insalubridade. “Estamos avançando em várias frentes e na saúde não é diferente. Vamos continuar trabalhando de maneira incansável na valorização e na melhoria das condições de trabalho para os nossos servidores, o que consequentemente irá se refletir uma assistência de qualidade à população”, disse.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, o curso técnico proporcionou aos profissionais conhecimentos iniciais essenciais para a prática diária. “Desta forma, é possível promover a integração entre as equipes de saúde e a população, contemplando também aspectos relacionados às políticas públicas de saúde, controle social e ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças”, diz

Sandro também ressaltou a importância de investir na formação desses profissionais como base fundamental para um sistema de saúde mais robusto e eficiente. “A iniciativa visa a construção de uma rede mais integrada, capaz de atender às demandas específicas da população local e promover a saúde em sua plenitude”, conclui.

O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de curso técnico em agente comunitário de saúde, para os agentes comunitários de saúde, e curso técnico em vigilância em saúde, com ênfase no combate às endemias, para os agentes de combate às endemias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS