Sendo considerado um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde, mais de 1,1 mil servidores, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACS), se formaram no Projeto Saúde com Agente.
A formatura foi celebrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) na última segunda-feira (13). O programa visa fortalecer a política de Atenção Primária por meio da formação ampla dos agentes.
“Ao capacitar nossos servidores, estamos investindo na base da saúde preventiva, promovendo uma abordagem mais integrada e eficiente em nossa atenção básica. É um momento muito gratificante e de celebração da dedicação destes profissionais que cumprem um papel tão importante”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
Ainda, Adriane lembrou que o momento também é de celebração de outras conquistas para as categorias, como o decreto de 40h e a insalubridade. “Estamos avançando em várias frentes e na saúde não é diferente. Vamos continuar trabalhando de maneira incansável na valorização e na melhoria das condições de trabalho para os nossos servidores, o que consequentemente irá se refletir uma assistência de qualidade à população”, disse.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, o curso técnico proporcionou aos profissionais conhecimentos iniciais essenciais para a prática diária. “Desta forma, é possível promover a integração entre as equipes de saúde e a população, contemplando também aspectos relacionados às políticas públicas de saúde, controle social e ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças”, diz
Sandro também ressaltou a importância de investir na formação desses profissionais como base fundamental para um sistema de saúde mais robusto e eficiente. “A iniciativa visa a construção de uma rede mais integrada, capaz de atender às demandas específicas da população local e promover a saúde em sua plenitude”, conclui.
O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de curso técnico em agente comunitário de saúde, para os agentes comunitários de saúde, e curso técnico em vigilância em saúde, com ênfase no combate às endemias, para os agentes de combate às endemias.