O 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário teve início nesta segunda-feira (2) em Campo Grande. Durante o evento, o presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, lançará o portal único do Poder Judiciário, Jus.br.
O portal Jus.br foi desenvolvido pelo CNJ por meio do Programa Justiça 4.0 e visa integrar os sistemas judiciais dos tribunais brasileiros. A plataforma tem como objetivo simplificar o acesso aos serviços judiciais, otimizar processos e promover mais transparência, segurança, agilidade e eficiência na prestação jurisdicional.
O evento contará com a participação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e reunirá presidentes dos tribunais de todo o Brasil. Eles discutirão a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, aprovarão as Metas Nacionais e Específicas para 2025 e divulgarão os vencedores do Prêmio CNJ de Qualidade 2024.
Além dos presidentes dos tribunais, estarão presentes ministros do STF, STJ, STM e TST, como Edson Fachin, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques e Aloysio Corrêa da Veiga. O escritor e historiador Leandro Karnal também participará do evento, ministrando uma palestra na conferência.
O Encontro Nacional tem como objetivo promover debates sobre o futuro do Poder Judiciário e as melhores práticas para sua atuação no próximo ano.