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Legislativo Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 19h:15 - A | A

Semana do Pescado

ALEMS lança campanha para impulsionar consumo de peixes

A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o valor nutricional do pescado e fomentar a comercialização em MS e em todo o Brasil

Fernanda Oliveira
Capital News

Entre os dias 1º e 15 de setembro, o Brasil será palco da 21ª Semana do Pescado, uma campanha destinada a impulsionar a comercialização de peixes em todo o país. Na próxima sexta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lançará a campanha para aumentar a conscientização sobre o valor nutricional dos peixes e a importância de incluí-los na dieta.

O evento, proposto pela Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca e coordenado pela deputada Mara Caseiro (PSDB), acontecerá às 9h no Plenário Júlio Maia.A deputada Mara Caseiro destacou a relevância da campanha, observando que o consumo de peixe ainda está abaixo das recomendações. Ela mencionou que a campanha tem sido eficaz em influenciar as escolhas dos consumidores, com um aumento de 60% no consumo de pescado no Brasil nos últimos 15 anos, subindo de 3,5 quilos para 10 quilos per capita.

Divulgação

ALEMS lança campanha para impulsionar consumo de peixes

campanha para impulsionar consumo de peixes

O objetivo é continuar essa tendência e promover uma maior inclusão de pescado na alimentação diária.A Semana do Pescado será realizada em todos os Estados e no Distrito Federal, com um foco especial em consolidar a descentralização do processo. Altemir Gregolin, presidente do International Fish Congress (IFC Brasil), explicou que a coordenação abrange todos os Estados e conta com a participação de representantes do setor produtivo, varejo e food service, além de parcerias com redes de varejo e estruturas que comercializam pescado. A meta é atingir uma ampla audiência e promover o consumo de peixes de maneira eficaz.

O lançamento da Semana do Pescado na ALEMS reunirá representantes da cadeia produtiva e do Poder Público Estadual, com uma programação que inclui eventos gastronômicos e atividades educativas. Mato Grosso do Sul, sendo o 8º maior produtor de peixes do Brasil, com uma produção anual de 35.000 toneladas, desempenha um papel significativo na iniciativa e reforça sua importância na promoção do consumo de pescado no país.

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