Nesta terça-feira (22) os vereadores de Campo Grande votam cinco projetos que abrangem diferentes áreas de interesse da sociedade, como empreendedorismo, esporte, mobilidade urbana, publicidade e manifestações religiosas. Três deles estão em primeira discussão e dois em turno único.
Empreendedorismo em destaque
Um dos destaques é o Projeto de Lei 11.395/24, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão), que propõe a criação do Banco de Negócios, uma plataforma digital voltada à promoção do empreendedorismo na capital sul-mato-grossense. A proposta prevê parcerias com instituições de ensino e empresas para oferecer capacitação por meio de cursos, workshops e mentorias, estimulando o desenvolvimento econômico local.
Esporte e lazer na Lagoa Itatiaia
Também será votado em primeira discussão o Projeto de Lei 11.373/24, do vereador Otávio Trad, que institui o Projeto “Remar é Preciso”, voltado à prática esportiva de canoagem e atividades ao ar livre na Lagoa Itatiaia. A proposta prevê a criação de estrutura adequada no local, com a instalação de deck fixo ou semiflutuante, incentivando o turismo, lazer e a interação com a natureza urbana.
Homenagem e reorganização urbana
Na pauta também está o Projeto de Lei 11.127/23, do vereador Professor Juari, que altera o nome da Rua Monsenhor, no Jardim Aero Rancho, para Rua Vereador Edson Shimabukuro — homenagem ao ex-parlamentar falecido em 2023. A mudança busca resolver confusões de endereço causadas por trechos com nomes semelhantes e sentidos diferentes da via.
Publicidade em caçambas de entulho
Em turno único será apreciado o Projeto de Lei Complementar 931/24, também de Carlão, que altera a legislação municipal para permitir publicidade e propaganda em caçambas de entulho. A proposta argumenta que o aproveitamento desses espaços pode gerar receita extra e oferecer alternativa econômica de divulgação para pequenos empreendedores, desde que respeitadas as limitações de tamanho previstas.
Sessão solene religiosa
Por fim, os vereadores votam o Projeto de Resolução 561/25, do vereador Neto Santos, que institui a realização anual de uma sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A solenidade será realizada na terça-feira que antecede o dia 9 de julho.