Após uma reunião a portas fechadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), a atual mesa diretora e líderes de bancadas concordaram em realizar a eleição para a nova administração da Casa de Leis, referente ao biênio 2025-2026, no próximo mês. A data foi confirmada pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (31).
A resolução que estabelece o dia 13 de novembro para a eleição foi votada e aprovada pelos parlamentares, sendo pautada de última hora na Ordem do Dia. Gerson Claro explicou que a votação foi simbólica, pois se trata apenas da designação da data, com a assinatura dos principais líderes da Casa. "Não tem nada de chapa, é só a designação da data", afirmou o presidente.
Os líderes das bancadas já começam a discutir a composição da nova mesa. O deputado Márcio Fernandes (MDB), líder do G-10, indicou que a tendência é manter a mesa atual. Enquanto isso, o líder do G-8, deputado Jamilson Name (PSDB), aguarda reuniões com o governador Eduardo Riedel para avançar nas articulações. O nome do deputado Pedro Caravina (PSDB) também está em pauta para a 1ª secretaria, e ele mencionou que a definição do candidato depende de conversas com os colegas. O deputado Zeca do PT afirmou que o PT apoia a continuidade de Pedro Kemp como 2º secretário.
Mesa Diretora Atual:
- Presidente: Gerson Claro (PP)
- 1° vice-presidente: Renato Câmara (MDB)
- 2° vice-presidente: José Teixeira (PSDB)
- 3° vice-presidente: Mara Caseira (PSDB)
- 1° secretário: Paulo Corrêa (PSDB)
- 2° secretário: Pedro Kemp (PT)
- 3° secretário: Lucas de Lima (Sem partido)