Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024


Legislativo Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 17:55 - A | A

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 17h:55 - A | A

Assembleia

Nova lei protege consumidores com TEA e deficiências em Mato Grosso do Sul

Empresas estão proibidas de praticar qualquer forma de discriminação no atendimento

Fernanda Oliveira
Capital News

A partir desta sexta-feira (20), entra em vigor em Mato Grosso do Sul a Lei Estadual 6.311/2024, que proíbe condutas discriminatórias contra consumidores com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais. A lei, de autoria do ex-deputado Evander Vendramini e coautoria do deputado Antonio Vaz, assegura tratamento igualitário a esses consumidores nas relações de consumo.

A nova norma veda práticas como segregação, sobrepreço, recusa e exclusão de atendimento, garantindo que as empresas e fornecedores não discriminem esses clientes. O descumprimento da lei sujeitará os infratores às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, com multas estabelecidas pelo Poder Executivo e destinadas ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).

Além disso, se o caso configurar crime previsto pela Lei Federal 13.146/2015, o consumidor tem o direito de registrar a denúncia junto à autoridade policial competente, reforçando a proteção de seus direitos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS