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Legislativo Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 16:24 - A | A

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Ferrovia

Pedrossian Neto apresenta em Brasília viabilidade de trecho da Malha Oeste

Segundo deputado estadual, ministro dos Transportes vai reabrir estudos sobre ramal Campo Grande-Ponta Porã

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Pedrossian Neto

Deputado Pedrossian Neto conversa com o ministro dos Transportes, Renan Filho

O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) foi ao Distrito Federal e, nesta quarta-feira (17), se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na pauta, o parlamentar sul-mato-grossense defendeu a retomada da ferrovia Malha Oeste e o trecho da linha ferroviária que abrange Campo Grande a Ponta Porã, o que já faz desde o começo de seu mandato, quando iniciou uma série de audiências públicas pelo interior de Mato Grosso do Sul.

O pedido pela volta da ferrovia com o ramal entra a Capital e a Fronteira com o Paraguai ganhou o apoio do Governador Eduardo Riedel, dos prefeitos das cidades de Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã, além dos sindicatos e produtores rurais.

“Nós contestamos o ministro de forma técnica. O ministro ficou impressionado com a robustez dos nossos argumentos, com os dados técnicos, e inclusive, ele pediu para reexaminar a matéria. O ministro disse que, pelos dados, a ANTT [Agência Nacional dos Transportes Terrestres] errou ao dizer que o ramal não seria viável. Nós abrimos uma nova discussão, um novo capítulo, para incluir o ramal Campo Grande-Ponta Porã, que era considerado carta fora do baralho”.

Pedrossian Neto mostrou que, apenas nos municípios por onde passa a ferrovia e os distantes até 100 quilômetros, a safra de 2023 resultou em mais de 5 milhões de toneladas de soja e 6 milhões de toneladas de milho.

“Só no ramal Campo Grande-Ponta Porã, nós temos 18 milhões de toneladas de carga para ser transportada. Então não fica de pé a argumentação da ANTT, de que não existe carga e que portanto não teria viabilidade. E carga, tem atividade econômica, tem viabilidade, sim”.

Além do Ministro Renan Filho, o senador Nelsinho Trad ao lado do vice-governador Barbosinha, estiveram presentes também o ex-governador Reinaldo Azambuja e os prefeitos José Calderan (Maracaju), Eduardo Campos (Ponta Porã), o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sidrolândia, Ademir Osiro, além do ministro de carreira diplomática de Relações Exteriores João Carlos Parkinson.

Relembre

Segundo o projeto apresentado no ano passado pela ANTT, os dados apontam que o ramal Campo Grande a Ponta Porã teria carga reduzida, portanto, inviável. “Eles estão falando que, em 2035, seriam 200 mil toneladas. Mas o volume de grãos na safra de 2022, só de soja, foi de 13 milhões de toneladas”, citou o deputado anteriormente.

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Pedrossian Neto

Reunião nesta quarta-feira discutiu a possibilidade de retomada da Malha Oeste

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