Campo Grande Sábado, 06 de Julho de 2024


Tribunal de Contas Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 11:26 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 11h:26 - A | A

Vape

TCE-MS destaca importância da prevenção ao tabagismo

Jerson Domingos, alerta sobre os perigos dos cigarros eletrônicos na abertura da 26ª Semana de Prevenção às Drogas

Vivianne Nunes
Capital News

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), conselheiro Jerson Domingos, enfatizou a importância da prevenção ao tabagismo, especialmente entre os jovens, durante a abertura da “26ª Semana Nacional, Estadual e Municipal de Prevenção às Drogas - Mato Grosso do Sul por uma geração sem nicotina”. O evento, realizado na última quinta-feira pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEAD), aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal.

Homenageado com a placa “Mérito Pela Vida”, Domingos expressou sua gratidão à presidente do CEAD, Denise Souza e Silva, destacando a relevância do evento. “Em nome do Tribunal de Contas, dedico todas as honras à Denise que é uma pessoa que realmente tem em seu coração a doação de amor com a realização deste ato. É importantíssima a participação do TCE de Mato Grosso do Sul e de outros órgãos públicos, visto que todos têm que estar envolvidos no combate a essa droga que hoje vem tomando conta da sociedade e, principalmente, dos jovens.”

O evento, que conta com o apoio do TCE-MS, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Governo do Estado, reuniu autoridades e instituições parceiras. A presidente do CEAD, Denise Souza, explicou que a entidade está intensificando a política de prevenção ao tabagismo e ao uso de cigarros eletrônicos, dada a gravidade da situação atual. “Mato Grosso do Sul está saindo na frente, porque é um trabalho que fazemos exatamente envolvendo as escolas dos municípios do Estado,” destacou Denise, que também ressaltou a importante parceria do Tribunal de Contas e do presidente Jerson Domingos.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo, Dra. Sandra Silva Marques, também participou do evento e enfatizou a necessidade de ações intersetoriais para a prevenção do uso de substâncias psicoativas. “Em São Paulo temos desenvolvido diversas ações intersetoriais com a educação, saúde, com a participação da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, no enfrentamento ao mercado ilícito de tabaco,” afirmou Sandra Silva.

A “26ª Semana Nacional, Estadual e Municipal de Prevenção às Drogas - Mato Grosso do Sul por uma geração sem nicotina” teve início no dia 20 de junho e segue até o dia 26 de junho. Os debates incluem temas como “O Trabalho Intersetorial da Política de Controle do Tabaco – Avanços e Desafios” e “O cigarro eletrônico faz mal? Mitos e Verdades.” O evento será encerrado no dia 26 de junho com uma audiência pública sobre o “Enfrentamento e o Combate ao Cigarro Eletrônico e outras Drogas”, na Câmara Municipal de Três Lagoas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS