A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, apresenta, na manhã de hoje, a situação atual do município. A apresentação acontece durante sessão solene inaugural da 3ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura, prevista para ter início logo mais às 9h na Câmara Municipal.
Na ocasião, os vereadores abrem os trabalhos na primeira sessão ordinária do ano.
- Saiba mais
- Luiza Ribeiro e Ademir Santana assumem o cargo de vereadores da Capital
- A cidade tem buracos mas vamos resolver, diz prefeita da Capital
- Carlão defende sua presidência na Câmara e prefeita entrega relatório da Capital aos vereadores
- Luiza Ribeiro e Ademir Santana assumem cadeira na Câmara nesta semana
- AO VIVO: Prefeita da Capital apresenta na Câmara de Vereadores a atual situação do município
- Carlão afirma compromisso com a população campo-grandense
- Semana tem início com retorno dos trabalhos legislativos em Mato Grosso do Sul
- Câmara deve votar reajuste dos professores já na próxima semana, diz prefeita
- Lago do Amor e deslizamentos na Fernando Corrêa são prioridades, diz Adriane
- Reconstrução salarial, LOA e LDO será os temas principais abordados por Carlão em 2023
Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Câmara foi eleita no primeiro dia do ano e teve reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão. Na ocasião ele destacou a importância da harmonia com o Executivo para fazer a entrega de serviços públicos de qualidade. Carlão permanece à frente da Casa de Leis no biênio 2023/2024.
Também compõem a Mesa Diretora os vereadores Dr. Loester (1º vice-presidente), Betinho (2º vice-presidente), Edu Miranda (3º vice-presidente), Delei Pinheiro (1º secretário), Papy (2º secretário) e Ronilço Guerreiro (3º secretário). A eleição da Mesa ocorreu em julho de 2021, em chapa de consenso.
Também foram reconduzidos aos cargos nesta semana, os vereadores Ademir Santana e Luiza Ribeiro, suplentes que assumem as vagas deixadas por João Cesar Matogrosso (PSDB), chamado ao governo do Estado e de Camila Jara (PT), que assume sua vaga como deputada federal eleita no último pleito.
Primeira suplente do PT, Luiza volta à Câmara após sete anos, já que ocupou o cargo entre 2013 e 2016. Nas eleições de 2020, ela obteve 2.030 votos. Ela adianta que seu mandato será plural, voltado às pautas relacionadas às mulheres e outros problemas que atingem a Capital.
“Estou aqui para representar as mulheres, mas temos preocupações que tocam as mulheres e toda a sociedade, como o transporte coletivo. Há uma crise no transporte de Campo Grande, que não atende quem mais precisa. Há um modelo que precisa ser discutido, que é o Sistema Único de Mobilidade. As nossas preocupações são de representar os interesses das mulheres, mas também representar as questões que são relevantes e que tocam homens e mulheres na cidade”, afirmou.
Ademir Santana atuou como vereador entre 2017 e 2020. Nas últimas eleições, obteve 4.118 votos. Também ocupou o cargo entre maio de 2021 e abril de 2022, quando João César Mattogrosso foi titular da Secic (Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania). Agora, garante que vai retomar uma série de projetos que já foram discutidos na Casa.
“As expectativas são as melhores possíveis, e as prioridades são tentar ajudar a prefeita a resolver os problemas da Capital, que são muitos. Estamos aqui para isso. Queremos criar o abrigo de cães e gatos, comunitário municipal, e o grande foco do meu mandato que é o Hospital Municipal, além de ampliar a UpaVet em parceria com o Governo do Estado”, garantiu.
A sessão será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube da Casa.