A história de quase 5 décadas da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas ganha mais um capítulo é que neste sábado ela foi demolida e vai ganhar uma nova roupagem. Localizada na Rua Minas Novas, Vila Cidade Morena a paróquia precisou ser repensada por não comportar a quantidade de fiéis.
"Faz parte da
nossa história"
A igreja faz parte da vida de muitos moradores de um dos bairros mais populosos de Campo Grande. O aposentado Joaquim Rodrigues dos Santos de 88 anos é um dos 45.902 moradores do bairro, ele fala que lembra da construção da primeira igreja, de madeira na época. “Meus filhos fizeram primeira comunhão, crisma, se casaram nesta igreja. Faz parte da nossa história”, recorda.
No estilo neogótica e arquitetura inspirada no século XVIII, a nova igreja terá a capacidade para 700 católicos, o triplo da capacidade que comportava. Com a característica predominantemente vertical em sua estrutura e torres, a nova Igreja evangelizará por si só, segundo o Coordenador do projeto da Igreja Alexandre Guimarães Gimenes.
Os vitrais serão outro marco importantíssimo da nova Igreja. Segundo o Coordenador, quem estiver do lado de dentro, poderá ver diversas imagens que remetem ao Sagrado, apontando mais uma vez a Deus.
A sua história começa quando toda a região das moreninhas ainda pertencia à Paróquia Santo Antônio. Depois de 9 anos, após a autorização do primeiro Arcebispo de Campo Grande Dom Antônio Barbosa, é que ocorre a separação e surgem mais cinco igrejas, sendo ela a matriz.
Há cerca de um ano a paróquia já estava sendo preparada para a demolição, o prédio já estava sem janelas, portas e telhado. Para que a obra fosse realizada, em maio do ano passado o padre Jucelandio José do Nascimento, com o apoio das lideranças da Paróquia, lançaram a Campanha Cuidando da Casa da Mãe (CCCM).
O sonho envolveu toda a comunidade na arrecadação e destinação de verba para a reforma da igreja. A obra está orçada em R$ 6 milhões já com os móveis. A previsão de início está para Setembro deste ano e de término é de cinco anos.